Sunday, February 12, 2017

Pulled Pork Sandwich





  Português      English

Esta é a minha versão de uma sandes de carne de porco desfiada que degustei numa das minhas viagens em 2016! Visitei em trabalho a pequena e pitoresca York! (Antes de lá ir, também nunca tinha ouvido sequer falar deste sítio!). Se gostam de história medieval este é um local que não podem perder!

Numa das ruas mais icónicas de York, (The Sambles) existe um pequeno restaurante que vende as sandes de carne de porco desfiada que eu aqui tento reproduzir. Este é um sítio (Shambles Kitchen) onde é possível encontrar pessoas de todos os tratos sociais: desde jovens que naturalmente procuram uma comida mais rápida a executivos que eventualmente pretendem desfrutar de uma refeição diferente.

Basicamente a ideia das sandes é utilizar carne de porco corrida durante várias horas. Tipicamente é utilizado a carne que rodeia o ombro do porco! Esta é a minha versão da sandes:

  • Como já anteriormente mostrei no risotto de abóbora manteiga, vamos precisar de fazer um caldo de vegetais: neste caso apenas usei cenouras e cebolas (os únicos vegetais que tinha no frigorífico na altura!).
  • Depois devemos dourar a carne no exterior: aquecer a panela, e quando estiver bem quente juntar azeite. Depois é questão de virar a peça de carne à medida que os diversos lados ficam dourados.
  • Devemos saltear alguns vegetais e colocar a carne exactamente por cima, adicionando parte do caldo. Uma vez que o objectivo é cozinhar lentamente a carne, temos obrigatoriamente de deixar a tampa da panela. Aqui os próprios sucos da carne vai ajudar no processo de cozedura. 
  • Depois de 2.5 a 3 horas a carne deverá estar tenra e sair facilmente do osso. O resto depende de vocês! 

Qualquer combinação é possível (Na altura no Shambles Kitchen lembro me que a sandes estava acompanhada de couve roxa e cenoura!). As minhas escolhas aqui foram simples: numa das sandes adicionei 2 fatias de tomate, cenoura ralada, coentros e uma colher de sopa de molho de 3 pimentas!

Na outra optei por saltear pimento vermelho porque gosto do travo adocicado que confere à sandes. Juntei também uma fatia de queijo.

Têm sugestões ou ideias para novas sandes de carne de porco desfiada? Digam-me nas sugestões e da próxima vez que fizer este prato, tentarei as vossas combinações!

Pedro

Pedro

No comments:

Post a Comment